Um dos maiores tesouros do Vale Sagrado no Peru, Moray e Salineras de Maras

salineras-1Quando pensamos no Peru logo nos vem a cabeça Machu Picchu, e realmente o Parque Arqueológico é sensacional, mais tenha em sua mente e em seu roteiro que você verá lugares alucinantes e tão especiais quanto Machu Picchu, como o Vale Sagrado, que deve ser visitado com um roteiro inteligente, para isso separe no mínimo 2 dias e preferencialmente guiados por uma agência agilizada e competente para otimizar seu tempo como já indicamos por aqui em posts exclusivos.

Eu me apaixonei pelo Vale, pela sua bela agricultura cheia de cores e aromas, seu visual incrível cheio de surpresas a cada curva, com mirantes maravilhosos rodeados de montanhas cheias de neve, com uma variedade enorme de parques arqueológicos intocáveis e também lugares que nos mostraram claramente a tentativa dos espanhóis em esconder a sabedoria Inca através da construção de suas igrejas em cima das ruínas (como a Igreja de Chinchero) mais que o tempo generosamente presenteou a história com cada pedra sendo mostrada para a realidade dos fatos virem a tona.

dsc03349_1Moray foi para mim um dos lugares mais tocantes e interessantes, ali funcionava uma espécie de laboratório Inca para a produção agrícola, como uma universidade, onde eles mostravam como em poucos metros de altitude se faz um plantio diferente, com sementes geminadas de espécies iguais poderiam ser modificadas por sua altura e pequena diferença de temperatura, algo que encanta o mundo com os ingredientes peruanos até os dias de hoje. Experimente descer até o centro caminhando lentamente e sentindo as pequenas diferenças entre um nível e outro, é uma paz silenciosamente diferente.

A poucos km dali esta a Salineras de Maras, outro lugar imperdível no Vale Sagrado, eu sou apaixonada por sal e ver sua produção de forma tão diferente, completamente distante do mar, através de uma fonte de água subterrânea muito distante dali, com um sistema milenar de produção que me deixou perplexa e ainda mais encantada pelo Vale Sagrado, novamente sistemas de inclinação são usados através de pequenas lagoas onde após a sua evaporação se tira algumas espécies de sal, como o sal de Maras, famoso em todo meio gastronômico. Sai de lá carregada de sal, feliz em comprar tantas variedades interessantes que estou testando em minha culinária, ótimos preços e qualidade.

Check Also

las islas marietas

Las Islas Marietas, cartão postal da Riviera Nayarit

Esse paraíso Mexicano é alvo do desejo de todos os visitantes que passam pela Riviera …

One comment

  1. Olá pessoal!!
    primeiramente parabéns pelo blog, sensacional suas dicas
    A gastronomia peruana é reconhecida no mundo por sua variedade de pratos típicos em cada região: costa; selva; serra. Seus ingredientes únicos que possui, compõem uma culinária única. Desde os peixes e frutos do mar até os diversos cereais e tubérculos andinos, encontraram uma diversificada e nutritiva gama de opções. Lima e Cusco são os melhores lugares para degustar e sentir os nossos sabores.

    Deguste o melhor de nossa gastronomia peruana e bom apetite.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *